Home Data de criação : 10/05/06 Última atualização : 11/10/17 14:16 / 12 Artigos publicados

As principais substancias presentes nos alimentos  escrito em quinta 13 maio 2010 17:12

Carboidratos

O que são 

Os carboidratos são alimentos que fornecem energia ao organismo. Dentro deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e os açúcares (mel, frutose, etc).

Grupos 

Eles são divididos em três grupos principais, sendo eles os monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os dois primeiros são conhecidos como carboidratos simples, já os polissacarídeos são denominados carboidratos complexos.

Em geral, o grupo dos carboidratos simples é formado pelos açúcares. Ao contrário do que muitos acreditam, ele não está presente somente em doces, mas também nas massas, arroz, etc.

No caso dos carboidratos complexos, estes são compostos em sua maior parte por fibras solúveis (podem ser dissolvidas em água) e insolúveis (não podem ser dissolvidas em água).


Função 

De forma geral, os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas. 

  Pao uma das fonte de carboidratos.

Proteinas

FUNÇÃO

   Elas exercem funções diversas, como:

            - Catalisadores;

            - Elementos estruturais (colágeno) e sistemas contráteis;

            - Armazenamento(ferritina); 

            - Veículos de transporte (hemoglobina); 

            - Hormônios; 

            - Anti-infecciosas (imunoglobulina);

            - Enzimáticas (lipases);

            - Nutricional (caseína);

            - Agentes protetores.

 Devido as proteínas exercerem uma grande variedade de funções na célula, estas podem ser divididas em dois grandes grupos:

            - Dinâmicas - Transporte, defesa, catálise de reações, controle do metabolismo e contração, por exemplo;

            - Estruturais - Proteínas como o colágeno e elastina, por exemplo, que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos.

 CLASSIFICAÇÃO DAS PROTEÍNAS

 Quanto a Composição:

            - Proteínas Simples - Por hidrólise liberam apenas aminoácidos.

            - Proteínas Conjugadas - Por hidrólise liberam aminoácidos mais um radical não peptídico, denominado grupo prostético. Ex: metaloproteínas, hemeproteínas, lipoproteínas, glicoproteínas, etc.

 

 Lipidios          

O que são lipídios 

Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.

Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).

Funções dos lipídios

Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:

- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.

- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.

- Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.

- Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.

Principais fontes de lipídios (alimentos):

- Margarinas
- Milho
- Aveia
- Soja
- Gergilim
- Cevada
- Trigo integral
- Centeio
- Óleo de canola
- Óleo de soja
- Óleo de peixes

http://www.todabiologia.com/dicionario/lipidios.htm

               

Vitaminas

O que são vitaminas 

As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças.

Elas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças (avitaminoses). Elas podem ser de dois tipos: hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).


Vitaminas
Fontes Doenças provocadas pela carência (avitaminoses) Funções no organismo
A fígado de aves, animais e cenoura problemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais combate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina
D óleo de peixe, fígado, gema de ovos raquitismo e osteoporose regulação do cálcio do sangue e dos ossos
E verduras, azeite e vegetais dificuldades visuais e alterações neurológicas  
K fígado e verduras desnutrição, má função do fígado, problemas intestinais atua na coagulação do sangue, previne osteoporose
B1 cereais, carnes, verduras, levedo de cerveja beribéri atua no metabolismo energético dos açúcares
B2 leites, carnes, verduras inflamações na língua, anemias, seborréia atua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso.
B5 fígado, cogumelos, milho, abacate, ovos, leite, vegetais fadigas, cãibras musculares, insônia metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares
B6 carnes, frutas, verduras e cereais seborréia, anemia, distúrbios de crescimento crescimento, proteção celular, metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormônios
B12 fígado, carnes anemia perniciosa formação de hemácias e multiplicação celular
C laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga escorbuto atua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino.
H noz, amêndoa, castanha, lêvedo de cerveja, leite, gema de ovo, arroz integral eczemas, exaustão, dores musculares, dermatite metabolismo de gorduras
M ou B9 cogumelos, hortaliças verdes anemia megaloblástica, doenças do tubo neural metabolismo dos aminoácidos, formação das hemácias e tecidos nervosos
PP ou B3 ervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, fígado insônia, dor de cabeça, dermatite, diarréia, depressão manutenção da pele, proteção do fígado, regula a taxa de colesterol no sangue 
 
 
 
Minerais
 

Funções 

Os minerais possuem um papel bastante importante em nosso organismo, pois é através de sua ação que as reações enzimáticas são reguladas.

Informações 

Diferentemente dos carboidratos, lipídios e proteínas, os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos por seres vivos. 

Sua maior parte está concentrada nos
ossos. Entre os mais conhecidos estão o cálcio, o fósforo, o potássio, o enxofre, o sódio, o magnésio, o ferro, o cobre, o zinco, o selênio, o cromo, etc. 

Estas substâncias inorgânicas possuem funções muito importantes no corpo e a falta delas pode gerar desequilíbrios na saúde. Contudo, há alguns minerais como, por exemplo, o alumínio e o boro, que podem estar presentes no corpo sem nenhuma função.

Como o corpo não é capaz de produzir minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. Caso haja excesso, este será eliminado através das fezes e da urina.

Abaixo segue uma lista com alguns minerais e onde eles podem ser encontrados.

Cálcio (Ca) - pode ser encontrado em leite e derivados, couve, espinafre e brócolis.
Fósforo (P) - é encontrado em carnes, ovos, cereais, etc.
Potássio (K) – mineral encontrado na banana, melão, batata, ervilha, tomate, frutas cítricas, etc.
Enxofre (S) – em carnes, peixes, ovos, feijão, repolho, brócolis, cebola, alho, germe de trigo, etc.
Sódio (Na) – é encontrado no sal de cozinha, algas marinhas, etc.
Magnésio (Mg) – encontrado em verduras, maçã, figo, nozes, etc.
Ferro (Fe) – encontrado em carnes em geral,
fígado, gema de ovo, aveia, feijão, aspargos, etc.
Cobre (Cu) – encontrado em fígado, trigo integral, ervilhas, amendoim, nozes, etc.
Zinco (Zn) – carnes em geral, ovos, peixes, germe de trigo, castanha do Pará, ervilha, etc.
Selênio (Se) – tomate, milho e outros cereais.
Cromo (Cr) – carnes, mariscos, cereais, etc.

Fibras vegetais

Fibras para o seu Intestino!

As fibras alimentares têm ocupado uma posição de destaque devido aos resultados divulgados em estudos científicos recentes que demonstram a ação benéfica desses nutrientes no organismo e, a relação entre o seu consumo em quantidades adequadas e a prevenção de doenças.

Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimentar da população brasileira, é que em geral, verifica-se uma baixa ingestão de alimentos fontes de fibras, principalmente nos grandes centros urbanos onde a correria do dia-a-dia influencia de forma negativa no estilo de vida das pessoas contribuindo para o maior consumo de produtos refinados, menor freqüência de alimentos naturais na dieta e a substituição de refeições caseiras por lanches rápidos, na maioria das vezes gordurosos e desbalanceados.

A presença de fibras em quantidades insuficientes na alimentação, por um período longo de tempo, pode contribuir para o aparecimento de doenças crônicas, como: constipação ou obstipação intestinal ("prisão de ventre"), doenças cardiovasculares e câncer de intestino. O aumento na ocorrência das doenças citadas justifica a importância de se atingir a recomendação diária de fibras (25 a 30 gramas para um adulto saudável) com o objetivo de reduzir os riscos de desenvolver tais patologias.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fibras-alimentares/fibras-alimentares.php

                             Agua            

Composta de duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, (H2O), a água e a substancia mais abundante no corpo humano, sendo responsável por quase 60% do nosso peso. A água e essencial para todas as funções do corpo, inclusive a digestão, absorção, o transporte de nutrientes, a eliminação de resíduos do corpo e para recuperar a temperatura corporal, assim como para diversos outros processos químicos. E necessária para construir todos os tecidos do organismo e a base do sangue e de todas as secreções fluidas como lagrimas, saliva, sucos gástricos e fui dos que lubrificam nossos órgãos e articulações. Podemos ingerir água na forma de outras bebidas, mas o surpreendente e que a água também e abundante nos alimentos. Frutas, verduras, legumes, são constituídos de 70% a 95% de água, comparados aos 75% do ovo; 40 a 60% das carnes, aves, peixes; e 35% do pão. Nossas necessidades diárias variam muito. Como regra geral, o ideal e que a quantidade de água que ingerimos deve ser igual a que eliminamos. No momento em que você sente sede, já pode estar desidratado. E se você beber mais liquido do que você precisa, os rins eliminam o excesso, aumentando o volume de urina. Muitos fatores podem afetar esse equilíbrio hídrico. Por exemplo, tomar diuréticos, aumenta a micção e consequentemente a necessidade de ingerir líquidos. O ideal e manter um equilíbrio entre a alimentação e a ingestão de líquidos. Um bom indicador para sabermos se precisamos beber mais água e a cor da urina, em media; clara e não turva.

 Perdemos por dia em condições normais:
Respiração (durante a expiração) - 0,4 litro
Urina - 1,2 litro
Transpiração - 0,6 litro
Evacuação - 0,1 a 0,3 litro
---------------------------------------
TOTAL (aproximadamente) - 2,5 litros

- Quanta água precisamos repor por dia:
Bebendo água - 1,5 litro
Ingerindo alimentos - 1,0 litro

PERIGO DE DESIDRATAÇÃO:
- Quando perdemos um litro de água: sentimos sede.
- Quando perdemos 2 litros de água: temos sede, cansaço e fadiga.
- Quando perdemos 3 ou mais litros de água: temos a formação de um processo de desidratação e risco de vida.

   essas frutas contem uma grande quantidade de agua.

http://www.ate.com.br/agua/noticias/a_agua_no_corpo.php4

http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1624556-agua-organismo/
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3 comentário(s)

  • josiane

    Qua 21 Mai 2014 01:40

    me ajudou muito com meu trabalho de ciencias

  • ericka maria mailto

    Sex 31 Mai 2013 16:25

    é muito bom o sue texto ele faiz fala uita coisa boa eu fiqkei muito interacada

  • kalita mailto

    Sex 22 Mar 2013 23:31

    me ajudou d+ obriiiigaduuuu


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